sexta-feira, 29 de abril de 2011

Auto da Barca do Inferno e Humanismo



5) Sobre o Humanismo, identifique a alternativa falsa:

a) Em sentido amplo, designa a atitude de valorização do homem, de seus atributos e realizações.
b) Configura-se na máxima de Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”.
c) Rejeita a noção do homem regido por leis sobrenaturais e opõe-se ao misticismo.
d) Designa tanto uma atitude filosófica intemporal quanto um período especifico da evolução da cultura ocidental.
e) Fundamenta-se na noção bíblica de que o homem é pó e ao pó retornará, e de que só a transcendência liberta o homem de seu insignificância terrena.


6) Ainda sobre o Humanismo, assinale a afirmação incorreta:

a) Associa-se à noção de antropocentrismo e representou a base filosófica e cultural do Renascimento.
b) Teve como centro irradiador a Itália e como precursor Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca.
c) Denomina-se também Pré-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao século XV.
d) Representa o apogeu da cultura provençal que se irradia da França para os demais países, por meio dos trovadores e jograis.
e) Retorna os clássicos da Antiguidade greco-latina como modelos de Verdade, Beleza e Perfeição.


7) Sobre a poesia palaciana, assinale a alternativa falsa:

a) É mais espontânea que a poesia trovadoresca, pela superação da influência provençal, pela ausência de normas para a composição poética e pelo retorno á medida velha.
b) A poesia, que no trovadorismo era canto, separa-se da música, passando a ser fala. Destina-se à leitura individual ou à recitação, sem o apoio de instrumentos musicais.
c) A diversidade métrica da poesia trovadoresca foi praticamente reduzida a duas medidas: os versos de 7 sílabas métricas (redondilhas menores).
d) A utilização sistemática dos versos redondilhas denominou-se medida velha, por oposição à medida nova, denominação que recebemos os versos decassílabos, trazidos da Itália por Sá de Miranda, em 1527.
e) A poesia palaciana foi compilada em 1516, por Garcia de Resende, no Cancioneiro Geral, antologia que reúne 880 composições, de 286 autores, dos quais 29 escreviam em castelhano. Abrange a produção poética dos reinados de D. Afonso V (1438-1481), de D. João II (1481-1495) e de D. Manuel I – O Venturoso (1495-1521).


  

Organelas Celulares e Transporte


Conceitos Básicos de Química

 
8) 


Idade Média

1) (Enem/1999) Considere os textos abaixo.

"(...) de modo particular, quero encorajar os crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos âmbitos da atividade humana, graças ao exercício de uma razão que se torna mais segura e perspicaz com o apoio que recebe da fé."
(Papa João Paulo II. Carta Encíclica Fides et Ratio aos bispos da Igreja católica sobre as relações entre fé e razão, 1998)

"As verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã."
(Santo Tomás de Aquino – pensador medieval)

Refletindo sobre os textos, pode-se concluir que:
a) a encíclica papal está em contradição com o pensamento de Santo Tomás de Aquino, refletindo a diferença de épocas.
b) a encíclica papal procura complementar Santo Tomás de Aquino, pois este colocava a razão natural acima da fé.
c) a Igreja medieval valorizava a razão mais do que a encíclica de João Paulo II.
d) o pensamento teológico teve sua importância na Idade Média, mas, em nossos dias, não tem relação com o pensamento filosófico.
e) tanto a encíclica papal como a frase de Santo Tomás de Aquino procuram conciliar os pensamentos sobre fé e razão.

2) (Fuvest) As feiras na Idade Média constituíram-se:
a) instrumentos de comércio local das cidades para o abastecimento cotidiano dos seus habitantes.
b) áreas exclusivas de câmbio das diversas moedas européias.
c) locais de comércio de amplitude continental que dinamizaram a economia da época.
d) locais fixos de comercialização da produção dos feudos.
e) instituições carolíngias para renascimento do comércio abalado com as invasões no Mediterrâneo.

3) (Osec-SP) “(...) Durante o século XII, toda a extensão da Flandres converteu-se em país de tecelões e batedores. O trabalho de lã, que até então se havia praticado somente nos campos, concentra-se nas aglomerações mercantis que se fundam por toda a parte e anima um comércio, cujo progresso é incessante. Formam-se, assim, a incipiente Bruges, Ipres, Lile, Duai e Arras." (Henri Pirenne)
Podemos relacionar o conteúdo desse texto:
a) às mudanças econômicas que exigiram adaptações e mudanças no regime feudal.
b) às ligas de mercadores que impulsionaram o desenvolvimento mercantil no mar do Norte, a exemplo da Liga Hanseática.
c) ao renascimento comercial que atingiu o interior da Europa, a partir do século XI.
d) às feiras de comércio local e internacional que se desenvolveram no interior da Europa.
e) às invasões bárbaras que aceleraram a formação de vilas durante o Baixo Império Romano.

4) (UFPA) O movimento das cruzadas foi essencial para o quadro das transformações por que a Europa passaria nos processos finais da Idade Média. Definida essa questão, é possível assegurar-se em relação ao movimento cruzadista que:
a) os efeitos imediatos das cruzadas sobre a vida européia foram de natureza política, já que contribuíram para abalar sensivelmente o poder absoluto dos monarcas europeus.
b) em termos jurídicos, as cruzadas contribuíram para modificar o sistema da propriedade no feudalismo, já que difundiram o começo da propriedade dominante no Extremo Oriente.
c) os seus resultados abalaram seriamente o prestígio do papado, provocando, inclusive, a separação entre a Igreja de Roma e a de Constantinopla, fato de implicações negativas para a autoridade clerical.
d) os efeitos sociais das cruzadas fizeram-se sentir principalmente sobre as relações de trabalho, já que os cruzados, ao retornarem do Oriente, defendiam a substituição da servidão pelo trabalho livre.
e) as exigências das expedições contribuíram decididamente para o recuo da dominação árabe no Mediterrâneo, abrindo os espaços para que as suas águas viessem a sustentar, mais tarde, parte das grandes rotas do comércio europeu.

5). (Fuvest-SP) A estrutura básica da sociedade feudal exprimia uma distribuição de privilégios e obrigações. Caracterize as três "ordens", isto é, camadas sociais que compunham essa sociedade.

Dilatação Volumétrica

1) Um copo graduado de capacidade 10dm³ é preenchido com álcool etílico, ambos inicialmente à mesma temperatura, e são aquecidos em 100ºC. Qual foi a dilatação real do álcool?
Dados: Coeficiente de dilatação volumétrica do alcool: 11x10^-4 e Coeficiente de dilatação volumétrica do copo: 12x10^-6

2) Um paralelepípedo de uma liga de alumínio (Coeficiente de dilatação linear: 2x10^-5) tem arestas que, à 0°C, medem 5cm, 40cm e 30cm. De quanto aumenta seu volume ao ser aquecido à temperatura de 100°C?

3) Um recipiente, cujo volume é de 1 000cm3, a 0°C, contém 980cm3 de um líquido à mesma temperatura. O conjunto é aquecido e, a partir de uma certa temperatura, o líquido começa a transbordar. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação cúbica do recipiente vale 2,0 . 10-5 °C-1 e o do líquido vale 1,0 . 10-3 °C-1, pode-se afirmar que a temperatura no início do transbordamento do líquido é, aproximadamente:
a) 6,0°C
b) 12°C
c) 21°C
d) 78°C
e) 200°C

4) A massa específica de um sólido é 10,00g . cm-3 a 100°C e 10,03g . cm-3 a 32ºF. O coeficiente de dilatação linear do sólido é igual a:
a) 5,0 . 10-6 °C-1
b) 10 . 10-6 °C-1
c) 15 . 10-6 °C-1
d) 20 . 10-6 °C-1
e) 30 . 10-6 °C-1

5) Um industrial propôs construir termômetros comuns de vidro, para medir temperaturas ambientes entre 1°C e 40°C, substituindo o mercúrio por água destilada. Cristóvão, um físico, se opôs, justificando que as leituras no termômetro não seriam confiáveis, porque:

a) a perda de calor por radiação é grande;
b) o coeficiente de dilatação da água é constante no intervalo de 0°C a 100°C;
c) o coeficiente de dilatação da água entre 0°C e 4°C é negativo;
d) o calor específico do vidro é maior que o da água;
e) há necessidade de um tubo capilar de altura aproximadamente 13 vezes maior do que o exigido pelo mercúrio.

Domínios Morfoclimáticos

Infelizmente os exercícios no blog ficarão um pouco feios, visualmente falando, devido ao fato de terem sido digitalizados.

Para ver os exercícios em melhor qualidade, clique na imagem.


Redação

Exemplos de tipos de introduções, seguidos de exemplos.
Não podendo esquecer que é necessário fazer as introduções para todos os temas e no mínimo DUAS redações sobre qualquer um dos temas:

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Orientações

Olá Prepaveanos, tudo bom?

Infelizmente devido a problemas familiares, do qual eu acredito que todos vocês já saibam, o Prepave precisou ser remodelado. Para isso precisamos consertar nossa agenda:
  • O simulado da Fuvest que estava marcado para o dia 07 está cancelado. Em seu lugar ficaremos com o Simuladão ENEM (no qual TODOS já devem estar inscritos). Certamente remarcaremos, mas para isso precisamos remodelar toda a nossa logística para simulados. 
  • Neste sábado dia 30, infelizmente e isoladamente, NÃO teremos Prepave. Além de possuir diversos compromissos com a escola e com o Ismart, preciso reorganizar os materiais, visto que os exercícios não foram postados no blog. Sendo assim, como já foi acordado, essa aula será reposta em algum domingo
  • Adotaremos uma nova forma de leitura. A partir de agora os livros deverão ser lidos e um resumo deve ser elaborado por cada um, contando o enredo e enumerando os principais personagens. Esse resumo é de caráter obrigatório para o bom andamento da preparação. As aulas sobre os livros não terão data para ocorrer, pois haverão na minha escola oficinas especiais sobre as obras e eu quero compartilhar esse material com vocês. Lembrando que Iracema já deve ter sido iniciados.
  • Como postado pela Michele, as datas para os vestibulares já foram anunciadas. E o mês de Novembro está completamente tomado. Portanto, precisamos acelerar as leituras e nos concentrar nos simulados.  
  • Não possuindo Prepave nesse sábado, há uma semana a mais para a realização de todos os exercícios do blog e das redações. Portanto, NÃO haverá desculpas para a não realização dos mesmos. Lembrando que há uma nova orientação: Ao invés de somente uma redação, deverão ser feitas NO MÍNIMO duas redações. (Não esquecendo que precisamos de duas introduções diferentes de CADA tema).
  • Peço encarecidamente desculpas pelos atrasos e pelas remarcações, mas infelizmente foram necessárias. Irei postar até domingo exercícios sobre todos os temas já abordados no curso e peço que todos os realizem. Não quero ninguém perdendo o pique, pois nosso objetivo precisa ser alcançado

Força a todos! Uma excelente semana e vejo-os  TODOS no dia 07 de Maio na casa do Michael às 13:00

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Orientações aos Prepaveanos

Olá a todos!

Nesse sábado realizaremos mais uma vez um simulado para analisarmos nossos problemas e buscar soluções.

Para isso é imprescindível que todos estejam na casa do João impreterivelmente às 13:15. É necessário que tenhamos uma disciplina em relação ao horário, pois segundos podem colocar um ano de estudo na lata do lixo.

Vale citar que teremos aula no domingo durante a manhã, portanto, aqueles que quiserem dormir na casa do João, estão convidados. Para tal só é necessário levar um prato de comida (aliás ninguém é de ferro)

No domingo teremos uma aula light, onde veremos:

Biologia – Células
Redação – Introdução e desenvolvimento + Tema para redação
Química – Resolução de Exercícios
Literatura – Técnica de Resolução de Exercícios + Discussão do livro

Espero ver todos dispostos! Domingo tentaremos acabar bem cedo para que possamos curtir a virada!

Abraços

sábado, 9 de abril de 2011

Produtos Notáveis

1) (IBMEC-04) A diferença entre o quadrado da soma e o quadrado da diferença de dois números reais é igual

a) à diferença dos quadrados dos dois números.
b) à soma dos quadrados dos dois números.
c) à diferença dos dois números.
d) ao dobro do produto dos números.
e) ao quádruplo do produto dos números
2)







3)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Orientações

Prepaveanos como vão?

Neste sábado tínhamos planejado um simulado, mas infelizmente o João Paulo precisará viajar e adiaremos a realização do simulado para a outra semana. Lembrem-se que a casa dele foi disponibilizada para aqueles que queiram dormir lá, pois teremos aula no domingo, para recompensar a de sábado. Nesta noite assistiremos algum filme importante para a reflexão sobre algum problema mundial. 

Sendo assim neste sábado (09.04) o Prepave será na casa do Michael. Neste dia veremos: 
Matemática: Produtos Notáveis/Fatoração
Física: Dilatação Volumétrica (PRECISAMOS matar esse assunto)
Geografia (Domínios Morfo-Climáticos/Indústria)

Além disso TODOS os prepaveanos tem duas obrigações: 

Inscrição no Simuladão do ENEM que acontecerá no dia 21 de maio:

Inscrição na 14° Feira do Estudantes do CIEE:

Comentaremos mais sobre isso no sábado! 

Preparem-se pois será um dia bem importante!

Até sábado 

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Exercícios sobre Trovadorismo

01) Assinale a afirmação falsa:
a) A cultura portuguesa, no século XII, conciliava três matrizes contraditórias: a católica, a islâmica e a hebraica.
b) A cultura católica, técnica e literariamente superior às culturas islâmica e hebraica, impôs-se naturalmente desde os primórdios da formação de Portugal.
c) A expulsão dos mouros e judeus e a Inquisição foram os aspectos mais dramáticos da destruição sistemática que a cultura triunfante impôs às culturas opostas.
d) O judeu Maimônides e o islamista Averróis são expressões do que as culturas dominadas produziram de mais significativo na Península Ibérica.
e) Pode-se dizer que a cultura portuguesa esteve desde seu início assentada na diversidade e na contradição, do que resultaram alguns de seus traços positivos (miscibilidade, aclimatabilidade etc.) e negativos (tendência ao ceticismo quanto a ideias, desconfiança etc.


2) O teatro de Gil Vicente caracteriza-se por ser fundamentalmente popular. E essa característica manifesta-se, particularmente, em sua linguagem poética, como ocorre no trecho a seguir, de "O Auto da Barca do Inferno".

Ó Cavaleiros de Deus,
A vós estou esperando,
Que morrestes pelejando
Por Cristo, Senhor dos Céus!
Sois livres de todo o mal,
Mártires da Madre Igreja,
Que quem morre em tal peleja
Merece paz eternal.

No texto, fala final do Anjo, temos no conjunto dos versos
a) variação de ritmo e quebra de rimas.
b) ausência de ritmo e igualdade de rimas.
c) alternância de redondilha maior e menor e simetria de rimas.
d) redondilha menor e rimas opostas e emparelhadas.
e) igualdade de métrica e de esquemas das palavras que rimam.

3) Gil Vicente escreveu o "Auto da Barca do Inferno" em 1517, no momento em que eclodia na Alemanha a Reforma Protestante, com a crítica veemente de Lutero ao mau clero dominante na igreja. Nesta obra, há a figura do frade, severamente censurado como um sacerdote negligente.

Indique a alternativa cujo conteúdo NÃO se presta a caracterizar, na referida peça, os erros
cometidos pelo religioso.
a) Não cumprir os votos de celibato, mantendo a concubina Florença.
b) Entregar-se a práticas mundanas, como a dança.
c) Praticar esgrima e usar armamentos de guerra, proibidos aos clérigos.
d) Transformar a religião em manifestação formal, ao automatizar os ritos litúrgicos.
e) Praticar a avareza como cúmplice do fidalgo, e a exploração da prostituição em parceria com a alcoviteira.

4).(Vunesp-SP) Leia e observe com atenção a composição seguinte:

"Ay flores, ay flores do verde pinho,
se sabedes novas do meu amigo!
ay Deus, e hu é1? 1 E hu é: onde está
Ay flores, ay flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado!
ay Deus, e hu é?
Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu no que pôs comigo!
ay Deus, e hu é?
Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu no que me há jurado!
ay Deus, e hu é?

A composição anterior, parcialmente transcrita, pertence à lírica medieval da Península Ibérica. Ela tem autor desconhecido, arte poética própria e características definidas do lirismo trovadoresco, podendo-se ainda descobrir o nome pelo qual composições idênticas são conhecidas.

Em uma das alternativas indicadas acham-se todos os elementos que correspondem a essas afirmações.
a) O autor é Paio Soares de Taveirós. Destacam-se o paralelismo das estrofes, a alternância vocálica e o refrão. O poeta pergunta pelo seu amigo.
b) O autor é Nuno Fernandes Torneol. Destaca-se o refrão como interpelação à natureza. Trata-se de uma cantiga de amigo.
c) O autor é el-rei D.Dinis. Destacam-se o paralelismo das estrofes, a alternância vocálica e o refrão. O poeta canta na voz de uma mulher e pergunta pelo amado, porque é uma cantiga de amigo.
d) O autor é Fernando Pessoa. Destaca-se a alternância vocálica. Trata-se da teoria do fingimento, que já existia no lirismo medieval.
e) O autor é Martim Codax. Destaca-se o ambiente campestre. O poeta espera que os pinheiros respondam à sua pergunta.

5)(Fuvest-SP) “Coube ao século XIX a descoberta surpreendente da nossa primeira época lírica. Em 1904, com a edição crítica e comentada do Cancioneiro da Ajuda, por Carolina Michaelis de Vasconcelos, tivemos a primeira grande visão de conjunto do valiosíssimo espólio descoberto.” C. Primão

a) Qual é essa “primeira época lírica”?

b) Que tipos de composições poéticas se cultivaram nessa época?

Biologia

Terminaremos de ver a matéria no próximo sábado e começaremos a ver as estruturas celulares. Desta forma na próxima semana teremos seis exercícios de biologia.

Exercícios sobre Mol


1) (Vunesp-SP) No ar poluído de uma cidade, detectou-se uma concentração de NO2 correspondente a 1,0x10^-8 mol/L. Supondo que uma pessoa inale 3L de ar, o número de moléculas de NO2 por ela inaladas será igual a:

a) 1,0x10^8
b) 6,0x10^15
c) 1,8x10^16
d) 2,7x10^22
e) 6,0x10^23

Obs.: Devido a inviabilidade técnica, o símbolo '^' serve de notação para 'elevado a'.

2) (VUNESP/2000) Estudos apontam que a amônia presente na fumaça do cigarro aumenta os níveis de absorção de nicotina pelo organismo. Nos cigarros canadenses, por exemplo, os níveis de amônia (NH3) são por volta de 8,5 mg por cigarro. O número aproximado de moléculas de NH3 na fumaça emitida pela queima de um cigarro canadense é de (NH3 = 17 u)

a)1,2x10^25
b)3,0x10^26
c)3,0x10^23
d)3,0x10^20
e)1,2x10^20

Obs.: Devido a inviabilidade técnica, o símbolo '^' serve de notação para 'elevado a'. 

3)(UNICAMP) Ao corrigir as respostas da questão 8 (aquela do arroz com feijão) da primeira fase do vestibular UNICAMP/95, a banca de Química constatou que um certo número de candidatos não têm (ou não tinham) ideia de grandeza representada pela unidade mol, de fundamental importância em Química. Respostas do tipo 210 moles de arroz apareceram com certa frequência.

a) Calcule a massa, em toneladas, correspondente a 210 moles de arroz, admitindo que a massa de um grão de arroz seja 20mg(miligramas).

b)Considerando que o consumo mundial de arroz seja de 3×108 toneladas/ano, por quantos anos seria possível alimentar a população mundial com 210 moles de arroz? Expresse, também, o número de anos em palavras. (1 tonelada = 1 × 109 mg)

Exercícios sobre Roma

1) Leia as afirmativas sobre a República Romana (509-27 a.C.).
  1. Nos primeiros tempos da República, a sociedade era composta por apenas dois setores: os patrícios e os escravos.
  2. Os escravos, pouco numerosos no início da República, cresceram numericamente com as guerras de conquista.
  1. Entre as funções públicas em Roma, havia os cônsules, os pretores e os tribunos da plebe.
  2. Em 494 a.C., plebeus rebelados se retiram para o Monte Sagrado, ameaçando fundar outra cidade se não tivessem, entre outras reivindicações, o direito de eleger seus próprios magistrados. 
  1. Com o expansionismo romano e as suas conquistas territoriais, houve um grupo especialmente beneficiado: os plebeus, que passaram a vender trigo para os povos dominados.
São corretas as afirmativas
a) I, II e III, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) II, III, IV e V, apenas.
d) III, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV, V.

2) Leia o texto a seguir e responda à questão 1.

Texto I
Lucius Aurelius, liberto de Lucius César, Nicomedes, chamado também Ceionius e Aelius; foi criado de quarto de Lucius César e preceptor do divino Verus imperador; foi distinguido pelo divino Antonino com o cavalo público e com o sacerdócio de Caenina, bem como com o pontificado menor; foi feito por este mesmo imperador procurador da pavimentação das ruas e prefeito dos veículos; foi encarregado pelo imperador Antônio Augusto e pelo divino Verus do abastecimento do exército e ganhou uma lança pura, um estandarte e uma coroa mural; procurador das contas municipais; está enterrado aqui com sua mulher Ceionia Laena.

(Inscrição Funerária. Roma. Século II d.C. In: CARDOSO, C. F. Trabalho compulsório na Antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p.138.)

É correto afirmar que o texto
a) representa o quotidiano de um aristocrata rural empobrecido e que se tornou funcionário público para sobreviver, indicando uma mobilidade social descendente, o que comprova a seletividade das castas militares na Roma Antiga.
b) descreve as funções públicas que um homem livre pobre exerceu ao longo de sua vida, evidenciando que este se tornou rico e poderoso, o que comprova a dissolução das antigas castas da sociedade imperial.
c) trata de um ex-escravo que deixou registrado em seu epitáfio o processo de ascensão econômica e política pelo qual passou ao longo de sua vida, o que comprova a existência de um processo de mobilidade social na Roma imperial.
d) descreve o quotidiano de um nobre pertencente à aristocracia, cujas atividades principais durante a República eram a guerra e o comércio o que comprova a impermeabilidade dessa casta aos novos ricos vinculados às atividades agrícolas.
e) representa o dia-a-dia de um homem pobre que, ao longo de sua vida, trabalhou como funcionário público, o que comprova a eficácia da mobilidade social na Roma republicana.

3) (UNICAMP) Se Roma existe, é por seus homens e seus hábitos. Sem nossas instituições antigas, sem nossas tradições venerandas, sem nossos singulares heróis, teria sido impossível aos mais ilustres cidadãos fundar e manter, durante tão longo tempo, a nossa República.

(Cícero. "Da República". Os Pensadores, v. 5. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 184 – Adaptado.)

a) Nomeie e caracterize uma das instituições políticas da República Romana (509-31a.C.).
b) A expansão, ocorrida durante a República, fez com que os romanos tivessem contato com o mundo helenista e incorporassem alguns de seus costumes e tradições. O que foi o helenismo e qual foi sua importância na Roma republicana?