sábado, 12 de março de 2011

Exercícios Geografia - Eras Geológicas e Geomorfologia Brasileira

1) Observe o quadro abaixo e assinale a afirmação incorreta entre as alternativas que seguem:


a) os planaltos, de maneira geral podem ser de duas origens, cristalinas ou sedimentares;
b) as bacias sedimentares podem dar origem a dois tipos de relevo: planaltos e planícies;
c) as montanhas, que normalmente apresentam as maiores altitudes, decorrem dos dobramentos modernos tendo sido formadas na era geológica mais recente;
d) na era cenozóica observa-se a formação de todos os tipos de relevo e estrutura geológica que existem sobre a Terra;
e) O Brasil apresenta todos os tipos de relevo apresentados no quadro, mas não apresenta todos os tipos de estrutura geológica.

2) As grandes cadeias montanhosas da superfície terrestre foram formadas principalmente por:

a) acumulação de sedimentos por ação de agentes internos.
b) movimentos da crosta denominados dobramentos.
c) movimentos de massas de rochas provocados por agentes externos.
d) levantamentos da crosta, provocados por vulcanismo.
e) acumulação de sedimentos por ação de agentes externos.

3) No que diz respeito à estrutura geológica brasileira, considere as afirmações abaixo:

I- Há predomínio de bacias sedimentares (64% do território) cuja importância econômica está associada à exploração de jazidas de carvão mineral e petróleo.

II- O derrame vulcânico da era paleozóica que atingiu áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, quando sofre a ação do intemperismo, dá origem a um solo bastante fértil, a terra roxa.

III- Há dois escudos, o brasileiro e o das guianas, onde são encontradas importantes jazidas de minerais, tais como ferro, manganês, ouro, entre outros.

São corretas as informações:

a) todas
b)I e II
c) II apenas
d) II e III
e)III apenas

4) Na última década, várias pesquisas na África e na América do Sul confirmaram a hipótese de que elas formavam um continente no passado. Assinale a alternativa que identifica corretamente a era geológica em que a separação ocorreu e o nome do novo continente que ela gerou.

a) Cenozóica; Pangea.
b) Mesozóica; Gondwana.
c) Pré-Cambriano; Gondwana.
d) Paleozóica; Pangea.
e) Quaternário; Gondwana.

5) No trecho compreendido entre os pontos A e B, na figura, verificam-se as seguintes formas de relevo: planície, planalto em bacia sedimentar, depressão, depressão, planalto em bacia sedimentar e depressão. De acordo com a classificação de Ross (1990), tais formas de relevo correspondem, respectivamente, às unidades do relevo brasileiro indicadas em uma das opções abaixo. Marque-a.


a) Pantanal do rio Guaporé; planalto e chapada dos Parecis; depressão Sul - amazônica; depressão periférica da borda leste do rio Paraná; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão Sertaneja - São Francisco.
b) Pantanal Mato-Grossense; planaltos e chapadas da bacia do Paraná, depressão do Araguaia - Tocantins; depressão do Tocantins; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão Sertaneja - São Francisco.
c) Pantanal Mato-Grossense; planaltos e chapadas da bacia do Paraná; depressão Cuiabana; depressão Araguaia - Tocantins; planaltos e chapadas do Parnaíba e depressão do rio Miranda.
d) Pantanal do rio Guaporé; planaltos e chapadas da bacia do Paraná; depressão Cuiabana; depressão do Tocantins; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão Sertaneja - São Francisco.
e) Pantanal Mato-Grossense; planalto e chapadas dos Parecis; depressão do Araguaia - Tocantins; depressão do Tocantins; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão do rio Miranda.

6) (UFAP) Observe atentamente o mapa.



(Adaptado de ROSS, Jurandyr L. S. In:MIRANDA, Leodete e AMORIM, Lenice. Atlas Geográfico. Cuiabá: Entrelinhas, 2001, p. 7.)

Sobre a classificação do relevo brasileiro proposta por Ross, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Considera planaltos, planícies e depressões como formas de relevo que se destacam regionalmente.
b) Dentre as classificações de relevo que abrangem todo o território brasileiro, a de Ross foi a terceira a ser apresentada.
c) Conforme essa classificação, as depressões são superfícies do relevo que ficam situadas altimetricamente acima das planícies.
d) De acordo com Ross, o território do estado de Rondônia apresenta depressões, planícies e planaltos.
e) Está baseada apenas nos critérios morfoclimáticos e morfoesculturais.

Gabarito:
1) D
2) B
3) A
4) B
5) B
6) E 



3 comentários: